Assemble Insert (アッセンブル・インサート)

assembleinsertvhs2
Ela nunca usa este uniforme vermelho, mas esta capa é a melhor.

  A organização criminosa Demon Seed aterroriza Tóquio com seus mechas e a polícia não consegue reagir. Na ameaça de perda da ótima sala com ar-condicionado e boa visão do pôr-do-sol, Kachou Hattori, o capitão da força especial anti-Demon Seed, decide pôr em ação seu plano de buscar entre a população para virar um espécie de super policial. Ele encontra a pessoa perfeita pra isso na jovem de 13 anos Maron Namikaze, que além de doce e naturalmente carismática, é dotada de força sobre-humana.

[Exiled-Destiny]_Assemble_Insert_Ep02_(B7F0A335).mkv_snapshot_06.28_[2015.06.14_17.00.09] [Exiled-Destiny]_Assemble_Insert_Ep01_(101903C8).mkv_snapshot_14.14_[2015.06.14_16.44.31]  Adaptação do mangá homônimo de Masami Yuuki, esta curta série de OVAs é resumidamente 1h de diversão dividia em duas partes, uma paródia que não deixa de ter história boa e personagens cativantes. Patlabor (cujo mangá também foi trabalho de Yuuki) é talvez o principal alvo. Além de mechas e policiais servidores públicos, o clima meio de fim-de-tarde também presente em Assemble Insert, com idols, super -heróis, cientistas malucos e j-pop na mistura. Mesmo possuindo humor nonsense além de uma dose de metalinguagem, ele nunca retira totalmente o pé da realidade e o ritmo cadenciado não o torna tão cansativo como muitas paródias.

  Um dos maiores trunfos do anime é como ele rapidamente estabelece seu mundo e já parte pra aventura, tudo de forma amigável. O elenco carismático, com Maron destacando-se como o esteriótipo da garota doce que jura dar o seu melhor. Engraçado porque mesmo sendo um clichê, aqui convence. As apresentações dos planos mirabolantes do capitão Kanchou, a primeira aparição de Maron e seu “treinamento especial” ( de idol) e a estreia da super policial são alguns dos melhores momentos, mas não o mais inusitado. Isso fica a cargo do comercial live-action do Supovitan C, onde as seyuus de Maron e sua rival Kagiri escalam dramaticamente um brinquedo infantil num parque.

[Exiled-Destiny]_Assemble_Insert_Ep01_(101903C8).mkv_snapshot_12.37_[2015.06.14_16.43.10][Exiled-Destiny]_Assemble_Insert_Ep01_(101903C8).mkv_snapshot_26.28_[2015.06.14_16.59.02]  O visual simples mostra bem o conceito por trás dos personagens e as caretas de Maron (que as vezes lembra a Arale Dr. Slump) estão aí pra provar o quanto é divertido.  A animação é mediana, com no primeiro episódio tem alguns momentos bem fluídos da protagonista.

  Como um a super-policial-idol não poderia faltar j-pop na trilha sonora, todas interpretadas pela própria seyuu de Maron, Hiroko Kasahara. É o velho caso das paródias tão boas que acabam tornando-se grudentas canções pop. Em 1989 dois shows foram feitos para promover o anime, um em Tóquio e  outro em Osaka, tendo a própria Kasahara no vocal, e em 1990 um álbum gravado nestas apresentações foi lançado.

Booklet 01

  Assemble Insert é tão agradável e fácil que acabei assistindo 3 vezes em menos de um ano. Parece ter sido feito com amor mesmo. Talvez o maior defeito é a falta de alguma continuação, pois embora o 1º episódio seja superior ao segundo, este universo poderia render mais umas boas histórias.

Obs.: Imaginando a época e alguma pesquisa, o título Assemble Insert parece fazer referência a métodos de edição de VHS nos primórdios da tecnologia.

Gênero: Comédia/Sci fi/Cotidiano
Formato: OVA
Episódios: 2
Ano: 1989-1990

 Referências:

Buried Treasure – Assemble Insert

Oldtype/Newtype

Assemble Insert no AniDB

assembleinsertvhs1cover

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s