Wizardry (ウィザードリィ)

vhswizardry

  Baseado no clássico RPG eletrônico ocidental Wizardry (aqui uma matéria bem completa sobre ele, em inglês), o anime é talvez a mais fiel transposição de um dungeon crawler em primeira pessoa, aquele gênero com imensas dungeons e vários andares, onde você anda entre intermináveis paredes de pedra e onde o objetivo muitas vezes é sobreviver. Atualmente Etrian Odissey e alguns jogos da franquia Megami Tensei seriam os maiores exemplos. Lembra bastante RPG de mesa, talvez pelo fato Wizardry utilizar regras simplificadas de Dungeons & Dragons. Nada disso é revertido em grande qualidade, mas é divertido observar como adaptaram para o mundo da animação.

Gênero: Aventura/Fantasia
Formato: OVA
Episódios: 1 (50 min)
Direção: Shunya Fujioka
Estúdio: TMS
Ano: 1991

[Ureshii]Wizardry_OVA[AB50AD89].avi_snapshot_31.32_[2015.03.02_08.43.57]

[Ureshii]Wizardry_OVA[AB50AD89].avi_snapshot_01.11_[2015.03.02_08.37.35]

  A história é sobre um grupo de aventureiros que vai sendo levado a derrotar um poderoso mago (que vive no 10º andar de uma dungeon abaixo do solo). No caminho tem varios monstros, itens, magias e outros aventureiros.  Realmente não tem necessidade sinopse aqui, mas ele adapta o 1º jogo da franquia, Proving Grounds of the Mad Overlord.

  Na versão que vi o fansubber explicava o funcionamento de itens e magias no jogo, e foi curioso ver a tradução disso. A necessidade de “experiência” para itens poderosos, efeitos de magias e até a situação de “baixo HP”, esta mostrada de forma bem brutal. O final é curioso porque embora no jogo exista a chance de ressucitar alguém, ele não é 100% garantida, e o anime traz isso de uma forma séria (não intencionalmente engraçada).

[Ureshii]Wizardry_OVA[AB50AD89].avi_snapshot_06.39_[2015.03.02_08.38.36] [Ureshii]Wizardry_OVA[AB50AD89].avi_snapshot_31.50_[2015.03.02_08.43.21] [Ureshii]Wizardry_OVA[AB50AD89].avi_snapshot_31.38_[2015.03.02_08.43.37]

  Tecnicamente é fraco, tanto animação quanto música não sendo muito especiais. Há bastante sangue e até vísceras, mas a ação não é nada espetacular. No final inclusive piora, com umas cenas onde a arte fica muito tosca.

   Considerando as prováveis restrições de tempo e dinheiro acho que o resultado foi razoável, com um ritmo bacana e direto ao ponto.  Curiosamente a franquia Wizardry fez muito mais sucesso no Japão que no ocidente, dando origem não só a este anime como a diversos outros jogos e materiais exclusivos. É o tipo de jogo que me amedronta com suas mortes permanentes, obrigação de grindindg, interface espartana e sem mapas, mas que tem umas artes fantásticas, principalmente no referente as versões japonesas:

wizardryps wizardry12pce

Anúncios

Um comentário sobre “Wizardry (ウィザードリィ)

  1. Esse é mais um dos casos de obras que fazem sucesso no Japão mas não em outros lugares. Talvez, por que o gosto e a sociedade em si são diferentes. Não conhecia o anime e acho que até o tipo de jogo. rsrsrsrs

    Talvez o anime tenha sido somente como um material de divulgação, ao invés de contar uma boa história com trilha sonora marcante.

    Até mais

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s