2LDK

2LDK Poster

  2LDK é uma abreviação presente em anúncios japoneses de apartamentos, indicando 2 quartos, sala, sala de jantar e cozinha. É neste espaço confinado em que se desenvolve todo o filme, um tenso e divertido conto recheado de críticas a vida contemporânea.

  Nozomi (Eiko Koike) é uma estudiosa garota do interior que veio a Tóquio para tentar a vida como atriz, contrariando os desejos de sua família. Lana (Maho Nonami) já trabalha há algum tempo com filmes, sempre dependendo de sua beleza para conquistar seus inexpressivos papéis, mas deseja ser reconhecida como atriz e deslanchar sua carreira. Embora tenham filosofias de vida bem diferentes, ambas tentam manter um convívio ameno, até que a disputa por um papel de protagonista num filme grande, “As Esposas dos Yakuza”, vira o estopim de uma verdadeira guerra.

      O início do filme nos mostra o espaço em que convivem estas 2 garotas, onde elas mantém uma relação afável, a qual tem sua fragilidade exposta pelas “vozes internas” das personagens durante os diálogos. Após descobrirem serem rivais na disputa de um grande papel num filme, as máscaras do cotidiano vão se desfazendo, e o que começa como troca de provocações torna-se uma bizarra batalha, culminando num clímax sangrento e irônico.  A violência tanto verbal quanto física tem diversos momentos absurdos e cômicos, com armas que vão desde ketchup a serras elétricas, a medida que as coisas vão ficando mais intensas.  Durante este confronto os demônios pessoais de ambas vão sendo expostos, assim como as críticas a selvageria da busca por “sucesso” no mundo contemporâneo, talvez o principal mote do filme.

2LDK-22ldk1

  Apesar da diversidade de situações manter o filme interessante, seu grande trunfo é a atmosfera de tensão, fazendo bom uso da câmera para aumentar a sensação de confinamento. A direção também carrega bastante no estilo,  trazendo diversas pitadas de experimentação visual que trazem um tom surreal a ação.

  Sem grandes efeitos especiais, o filme exige bastante das suas atrizes, que fazem um belo trabalho. Eiko Koike em especial fez um belo trabalho no misto de “ingenuidade” e ódio de sua personagem, com um ar sinistro marcante nos momentos mais intensos do conflito. Vale destacar também a maquiagem, mostrando bem os danos sofridos pelas personagens.

vlcsnap-2014-08-10-12h42m05s7 vlcsnap-2014-08-10-12h41m58s197  Curto e intenso, 2LDK é uma bela amostra do que é possível fazer com poucos recursos e boas ideias, tendo também a sorte de contar com duas ótima atrizes, algo não tão comum em projetos de baixo orçamento como este. Também é prova de que 70 minutos são o suficiente para se criar um filme pipoca envolvente e com algo a dizer.

  2LDK é na verdade parte do chamado Duel Project, no qual Yukihiko Tsutsumi (escitor e diretor deste filme) e o diretor Ryuhei Kitamura (Azumi, Portal da Ressurreição) teriam que produzir 1 filme cada sobre duelo, com apenas dois personagens e um cenário, em apenas uma semana. Takamura dirigiu Aragami.

2LDK-0

Gênero: Ação/Drama/Comédia
Filme Live-action
Duração: 70 min
Direção: Yukihiko Tsutsumi
Estúdio: Duel Film Partners, Office Crescendo
Ano: 2003
Origem: Japão

Referências:

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0362387/

Allmovie: http://www.allmovie.com/movie/2ldk-v295700

Um comentário em “2LDK

  1. Interessante a premissa deste filme. Você ressaltou o trabalho das atrizes. Deve ser bem intenso mesmo, visto que o cinema asiático não temos as melhores quando se trata de atuação.

    Até mais

    Curtir

Deixe um comentário