Twilight Q (トワイライトQ)

twilight q1

  Twilight Q é uma antologia de contos de ficção científica,  2 curiosos OVAs que contam com a participação de vários nomes importantes no universo da animação japonesa das décadas de 80 e 90. O nome faz referência a série americana Além da Imaginação (Twilight Zone) e sua contraparte japonesa Ultra Q, embora o anime seja mais experimental em relação a enredo e execução.

  Inicialmente a série seria mais extensa, funcionando como uma vitrine para jovens diretores de anime, mas devido as baixas vendas o projeto foi cancelado após 2 episódios. Talvez sua maior importância histórica tenha sido reunir pela primeira vez os futuros membros do coletivo HEADGEAR, criador da franquia Patlabor. Embora não tenham trabalhado diretamente juntos, foi o primeiro projeto em que estiveram envolvidos e provavelmente encontros ocorreram pelos bastidores. Embora não faça parte do coletivo,  o compositor Kenji Kawai participa dos 2 episódios de Twilight Q, e é responsável pela trilha de todas as animações de Patlabor.

  Sinopse e comentários dos episódios:

A Knot in Time — Reflection

vlcsnap-2014-08-02-15h52m44s106vlcsnap-2014-08-02-15h52m54s206

   A jovem Mayumi está de férias na praia, quando durante um mergulho encontra uma câmera fotográfica que aparenta estar ali há muito tempo. Na revelação do filme achado na máquina uma estranha surpresa: há uma foto dela com um rapaz que ela desconhece. A investigação sobre a origem da máquina leva a uma série de eventos cada vez mais fantásticos, e a noção de realidade de Mayumi vai ficando cada vez mais frágil.

  Com uma narrativa mais convencional, este episódio é certamente o mais “fácil” de assistir, embora no final deixe uma certa confusão sobre seu propósito. A dificuldade de saber o que é real ou não nas aventuras de Mayumi acaba sendo mais incômoda do que instigante.

  A animação fluída e o character design altamente anos 80 de Akemi Takada (Patlabor, Urusei Yatsura) são agradáveis e os pontos fortes do episódio, escrito por Kazunori Itou (Patlabor, Urusei Yatsura, .hack).

Gênero: Sci fi
Formato: OVA
Direção: Tomomi Mochizuki
Estúdio: Ajia-dou
Ano: 1987

  vlcsnap-2014-08-02-15h54m12s214 vlcsnap-2014-08-02-15h54m57s161

 

Mystery Case — File 538

vlcsnap-2014-08-02-15h55m47s145

vlcsnap-2014-08-02-15h57m28s130

  Durante um verão muito forte em Tóquio, diversos aviões começam a desaparecer enquanto sobrevoam a cidade. Há relatos de peixes gigantes voando pelo céu, mas nenhuma prova concreta. Um detetive particular recebe um estranho caso de investigar uma dupla de um homem e uma garotinha, que vivem uma estranha relação de pai e filha. Um dia ele resolve entrar no apartamento deles, encontrando a menina dormindo com um peixe e um processador de texto, com um texto escrito especialmente para o já aguardado visitante. Conforme se aprofunda na história, o investigador é levado a questionar sua realidade e a própria existência.

  Escrito e dirigido por Mamoru Oshii (Ghost in the Shell, Patlabor), o episódio é altamente influenciado em sua narrativa pelo curta-metragem experimental francês de 1962 La Jetée, com a maior parte da história sendo contada através de um narrador (o escritor do texto) e ilustrado por imagens estáticas, pontualmente utilizando de animação propriamente dita. A forte atmosfera noir presente no miolo central do episódio contrasta com as mais tradicionais e cartunescas cenas do início e fim, sendo todo o visual bem trabalhado, com animação fluída e diversas imagens marcantes no seu decorrer.

  Embora a ideia de assistir uma fotonovela narrada possa parecer entediante, o enredo instigante e a bela direção se encarregam de manter nossa atenção. A compreensão do episódio depende muito do espectador e mais de uma assistida é recomendável.  Vale ressaltar que visualmente e até tematicamente lembra bastante outra animação de Oshii, Tenshi no Tamago.

Gênero: Sci fi/Seinen
Formato: OVA
Direção: Mamoru Oshii
Estúdio: Studio Deen
Ano: 1987

vlcsnap-2014-08-02-15h58m00s194vlcsnap-2014-08-02-15h58m22s166

  Seguem aqui links de artigos que usei como referência, e que trazem interpretações para os episódios e mais detalhes sobre Twilight Q:

Anime News Network (em inglês): http://www.animenewsnetwork.com/buried-treasure/2007-11-08

Elfen Lied Brasil: http://www.elfenliedbrasil.com/2014/03/review-twilight-q-1987.html

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s