Ultra Q (ウルトラQ)

  Ultra Q marca o início da franquia “Ultra”, embora não seja protagonizada por nenhum super-herói alienígena gigante. A série criada por Eiji Tsuburaya seria inicialmente uma espécie de Além da Imaginação (Twilight Zone) com alguns monstros, mas com o boom dos filmes de kaiju na época, vários deles criados pelo próprio Tsuburaya (Godzilla e Rodan por exemplo), os produtores o convenceram a incluir mais monstros gigantes na produção. A estrondosa popularidade da “continuação”, Ultraman, que estreou apenas 1 semana após o fim de Ultra Q, acabou ofuscando um pouco seu brilho, especialmente fora do Japão.  Na época de seu lançamento foi a série mais cara produzida no Japão.

Ultra Q Ultra Q

  A série mostra as aventuras do trio formado pela repórter fotográfica Yuriko Edogawa e os pilotos aéreos Jun Manjome e Ippei Togawa, que juntos investigam os mais estranhos casos, incluindo monstros mitológicos, alienígenas, fantasmas e fenômenos bizarros. As histórias abordam os temores da humanidade em relação a natureza e ao futuro dos humanos, lembrando temas presentes em Além da Imaginação, mas com uma abordagem menos “filosófica” e mais aventuresca. Também é possível notar semelhanças com Ultraman nas histórias, além de certos monstros que foram reutilizados.

  Os efeitos especiais eram bons na época de exibição e no mínimo curiosos atualmente. Embora datados, há o charme retro dos efeitos práticos, com maquetes detalhadas e monstros gigantes bem detalhados no geral. Devido a influência de Eiji Tsuburaya na Toho, por ser responsável pelos efeitos especiais dos maiores sucessos da produtora, a série adaptou algumas vestimentas de kaijus, como as de Godzilla e King Kong (esta do filme King King vs Godzilla), criando novos monstros a partir delas.

  O seriado foi originalmente exibido em preto e branco, com uma versão remasterizada em cores lançada em 2012. O resultado é interessante, embora a redução das sombras diminua bastante os traços mais “sinistros” da série.

Ultra Q

Ultra Q

  Infelizmente só tive acesso a 4 episódios legendados, mas foi o bastante para criar simpatia pela série. Os enredos simples, personagens simpáticos, bom ritmo e efeitos especiais curiosos resultam em um bom passatempo. É no mínimo interessante para quem deseja conhecer as origens dos Ultras, embora os apaixonados por filmes de kaiju  e séries antigas também devem achar algo que os cative aqui. Ultra Q ganhou também dramas de rádio, um filme em 1990 e duas séries modernas, Ultra Q: Dark Fantasy (mais fiel a original) em 2004 e Neo Ultra Q (com uma pegada mais cômica) de 2013.

A maioria das informações foram retiradas daqui: http://ultra.wikia.com/wiki/Ultra_Q

Gênero: Sci Fi/Kaiju
Formato: Série
Episódios: 28
Estúdio: Tsuburaya
Ano: 1966 (Em Dezembro de 1967 foi lançado o último episódio, 19 meses após o fim da exibição original da série)

Ultra Q

Anúncios

3 comentários sobre “Ultra Q (ウルトラQ)

  1. Meus conhecimentos à cerca de tokusatsu são um tanto limitados, a Kamen Rider Black RX, Ultraman Tiga e Winspector. rsrsrsrs
    Não conheço, mas acho bastante curioso os efeitos que criavam na época. Impossível de ser comparado com os de agora. São outras épocas, outros meios.

    Gostei do novo visual do blog. Confesso que me senti um tanto perdida.

    Até mais

    Curtir

    1. Diria que é um conhecimento respeitável. Eu mesmo ainda estou aprendendo muito sobre o gênero, pois demorei para me interessar de verdade.
      Obrigada pelo elogio ao visual, estou tentando melhorá-lo aos poucos.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s