Kidou Keisatsu Patlabor (機動警察パトレイバー ) – OVA/1988

   vlcsnap-2014-07-11-22h58m04s197

  Do avanço tecnológico acelerado surgiam os “Labors” (como são chamados os mechas na franquia), máquinas de múltiplas utilidades, empregadas principalmente na construção civil de grande porte. Elas também passaram a ser utilizadas em crimes, demandando um novo tipo de força policial para combatê-los. A polícia de Tóquio fundou então a 2ª Unidade Especial de Veículos, que utiliza os Patlabor (abreviação de “Patrol Labor”) para combatê-los.

  Estes OVAs foram a primeira obra relacionado a popular franquia Patlabor, que inclui também uma série de TV, 3 longa-metragens, um mangá e mais recentemente uma série de filmes live-action, ainda em lançamento. Também marca o início do coletivo HEADGEAR, que reune o diretor Mamoru Oshii, o escritor Kazunori Ito, o designer mecânico Yutaka Izubuchi, a designer de personagem Akemi Takada e o mangaká Masami Yuuki. Embora não tenham produzido coletivamente nada tão notável quanto Patlabor, individualmente estiveram envolvidos em diversas outras obras de sucesso, como Gundam, .hack e Ghost in the Shell.

vlcsnap-2014-07-11-22h49m31s202

vlcsnap-2014-07-11-23h12m24s80

  Patlabor se passa num “futuro alternativo” (final dos anos 90) que não é muito diferente do mundo contemporâneo, apesar de certos elementos datados para nós, como a Guerra Fria. Não há nenhuma grande guerra ou invasão alienígena ocorrendo e os Labors são utilizados primordialmente em construções, embora seu uso militar esteja progredindo rapidamente. A série mostra o início da atrapalhada (e subestimada) equipe da 2ª Unidade Especial de Veículos e seu cotidiano, que nem sempre envolve combate ou mesmo a utilização de mechas. O grande charme de Patlabor é que os protagonistas são servidores públicos que enfrentam problemas comuns como engarrafamentos e orçamento insuficiente, além de lidarem com instrumentos de trabalho extremamente perigosos. Isto não impede a série de possuir situações surreais ou heroicas, mas menos glorioso que o de costume no gênero mecha/sci fi.

  Os 7 episódios (com exceção do 5 e 6, diretamente ligados) trazem aventuras variadas que incluem terroristas, conspirações militares, mistérios científicos e histórias de fantasma. Apesar de alguns episódios possuam foco em suspense, a comédia é o gênero mais presente no decorrer dos OVAs. Da apaixonada por mechas Noa Izumi (que já chega em seu primeiro dia de trabalho planejando dar a seu mecha o nome Alphonse) ao calado e sensível Hiromi Yamazaki, há um elenco diverso e interessante, todos com papel, ainda que sutil, para o sucesso de Patlabor .

  Visualmente os OVAs são competentes (estando entre os melhores da sua geração), mas em todo episódio há cenas ou detalhes especiais. A corrida com visão em primeira pessoa no 4º episódio e o movimento de câmera no último episódio são alguns destes momentos mais fortes, além do movimento dos mechas durante a série (em especial dos dedos). O design dos mechas tem uma proposta mais funcional, sem muito colorido como de costume. Destaca-se o mecha principal, o Ingram AV 98, uma adaptação de um carro de polícia de certa forma, um dos mais memoráveis (talvez meu favorito) dentro do universo de animes e mangás.

vlcsnap-2014-07-11-22h56m44s176

vlcsnap-2014-07-11-23h00m13s218

  Curta, divertida e diferente, esta série introduz muito bem os principais conceitos do universo de Patlabor. A “saga” continua na trilogia de filmes, que elevam o nível de complexidade e qualidade da trama, além de possuírem uma animação soberba. Há também a série de TV, que reconta (de forma bem diferente) o início da equipe e foca ainda mais no cotidiano e no humor. Uma pena que o mangá não está disponível por completo tanto em português quanto em inglês. Vale lembrar que série de TV e os 2 primeiros filmes de Patlabor foram exibidos no Brasil pela Fox Kids no início da década de 2000.

Gênero: Cotidiano/Comédia/Mecha/Sci Fi
Formato: OVA
Episódios: 7
Estúdio: Studio DEEN
Ano: 1988-1989
Direção: Mamoru Oshii (1-6)/Naoyuki Yoshinaga (7)

vlcsnap-2014-07-11-23h16m49s203

Anúncios

3 comentários sobre “Kidou Keisatsu Patlabor (機動警察パトレイバー ) – OVA/1988

  1. Não me lembro de ter tido curiosidade por este anime, mas pela sua apresentação, merece algum destaque. Senti curiosidade mesmo após ler “O grande charme de Patlabor é que os protagonistas são servidores públicos”. Sei lá, houve identificação com o nosso cotidiano para o deles, mesmo que eles utilizem mechas. ^^

    Ótimo texto!!

    Até mais

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s