Samurai Flamenco (サムライフラメンコ )

samumenco1

  Inspirado pelos seriados que assiste desde a infância, o modelo Hazama Masayoshi decide tornar-se um super-herói, mesmo não tendo poderes ou tecnologia para lhe ajudar. Com o codinome Samurai Flamenco, ele inicia sua batalha contra o mal. Após uma missão mal sucedida, ele é encontrado pelo policial Hidenori Goto, e juntos (ou não) eles vão descobrir o significado de tornar-se um herói.

  Uma declaração de amor aos super-heróis (com uma atenção especial aos de tokusatsu) assim como uma espécie de estudo sobre suas razões de ser, Samurai Flamenco também possui um dos maiores índices de reviravoltas que já vi, felizmente amarradas num final satisfatório.

  A paixão de Masayoshi pelos seus ideais e heróis da TV é cativante, e junto a Goto vamos aprendendo a complexidade do código do Samuai Flamenco, assim como a dificuldade em segui-lo. A relação deles é uma das maiores forças do anime, crível pela sua simplicidade e honestidade. É interessante ver a importância dos coadjuvantes no crescimento de Masayoshi como pessoa e herói, mesmo aqueles não envolvidos diretamente com sua identidade de Samurai Flamenco. Curioso também a explanação dada pelos vilões para seus ideais malignos, um pouco mais profunda que o comum no mundo dos super-heróis.

samumenco4

samumenco3

  Iniciando como uma espécie de Kick Ass mais leve, o anime tem uma mudança repentina após alguns episódios, passando por fases que evocam diversos estilos de tokusatsu, como os “Kamen Riders”, Metal Hero (Jaspion, Spielvan) e Super Sentai (Changeman, Flashman). Embora inconsistentes em qualidade, todas acrescentam algo a mitologia da saga, e um equilíbrio meio maluco entre paródia e drama dá o tom do anime.

   samumenco2

  Uma pena que visualmente o anime deixe a desejar, principalmente nos backgrounds sem graça e na qualidade inconsistente do traço (inclusive fora de cenas de ação). Para uma série cheia de personagens malucos e coloridos, acaba sendo um problema grave. A trilha sonora é funcional, mas nada muito marcante (embora admita que durante vários episódios meu ambiente não contribuiu).

  As constantes reviravoltas são ao mesmo tempo a força e fraqueza da série, com o início da fase tokusatsu sendo um ponto crítico que afasta muitos espectadores, que esperam a continuidade do “realismo” inicial. É necessário não se apegar muito a nenhuma fase da série, e só embarcar na montanha russa de emoções e surpresas que ela oferece. O anime está disponível para streaming legalmente no Crunchyroll.

 Gênero: Sci Fi/Aventura/Comédia
Formato: Série
Episódios: 22
Estúdio: Manglobe
Ano: 2013-2014
Direção: Takahiro Omori

samumenco5

 

Anúncios

2 comentários sobre “Samurai Flamenco (サムライフラメンコ )

  1. Olá!!

    Ia comentar no post atual (gamera), mas anime ainda é meu forte!! Mesmo não conhecendo tanto de tokusatsu fiquei interessada na série e bom saber que ela está disponível no Crunchyroll. Talvez eu assista lá!!

    Até mais

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s