Tenshi no Tamago (天使のたまご)

angels-egg-poster1

vlcsnap-2014-03-15-20h00m20s76

  Num mundo sombrio, uma garota vive livremente levando sempre um grande ovo. Um homem misterioso carregando cruz a encontra, e se aproxima indagando sobre o conteúdo do ovo. (sinopse adaptada parcialmente daqui, http://www.nihonreview.com/anime/angels-egg, por falta de ideia de como escrevê-la).

  Mais passível de admiração do que compreensão, Tenshi no Tamago é um “anime artístico” com certa popularidade, tanto pela arte espetacular quanto a equipe criativa que possui Mamoru Oshii (diretor de Ghost in The Shell, Patlabor) e Yoshitaka Amano (responsável pelo character design de Gatchaman, Vampire Hunter D e diversos Final Fantasy). Fora alguns diálogos com citações religiosas e algumas imagens, a compreensão “convencional” da história não é facilitada, o que acaba limitando a audiência do anime, assim como seu ritmo extremamente lento.

vlcsnap-2014-03-15-19h53m48s255

vlcsnap-2014-03-15-19h52m11s55

  O que faz deste longa uma experiência interessante é seu visual. Provavelmente a adaptação mais fiel da arte de Amano para a tela, a animação é muito bem feita, principalmente na movimentação detalhada e suave dos personagens. Os cenários também são muito bonitos, com um ar europeu. A fotografia também não deixa a desejar, e certamente enriquece o clima onírico do longa. A trilha sonora orquestrada contribui muito na viagem, e o uso de um coral dá o tom místico da trama. Os efeitos sonoros também tem tratamento especial nos momentos cruciais do anime.

  Recomendável tanto para aqueles que adoram animação ou são interessados por “cinema arte”, Tenshi no Tamago é uma das animações japonesas mais belas e curiosas que já assisti.

Curiosamente há um longa australiano chamado “In the Aftermath: Angels Never Sleep” de 1988, que mistura diversas cenas do anime  com cenas live-action, e conta a história de um anjo que desce a Terra num mundo pós-apocalíptico para ajudar os sobreviventes.

Gênero: Drama/Fantasia
Longa-metragem
Duração: 71 min
Direção: Mamoru Oshii
Estúdio: Studio Deen
Ano: 1985

vlcsnap-2014-03-15-19h56m01s53

vlcsnap-2014-03-15-19h58m02s157

Anúncios

7 comentários sobre “Tenshi no Tamago (天使のたまご)

  1. I haven’t seen this one. I am going to look it up.

    By they way, you had asked me to participate in an art collection you were making. Can you tell me the details? I have some time now.

    Curtir

    1. Please feel free to share your thoughts about it after you watch it.

      I’m glad you remember it. I made a little “gallery” that pays tribute to a argentine comics artist named Salvador Sanz, here’s the address: http://proyectosanz.wordpress.com/
      The idea is kinda simple: you take a look at his work (just Google him) and do a drawing inspired/based on it. Your version of a Salvador Sanz drawing. It’s really a “do whatever you like” thing. feel free to ask me any question.

      Curtir

  2. Ótima descrição sobre essa animação que é uma obra de arte. Ela tem seus méritos para época em que foi criada, o character design é impecável, destaque para o movimento do cabelo da guria e o movimento da água que foi bem trabalhada. Outro ponto em destaque foi a trilha sonora que casa perfeitamente com o ambiente sombrio e depressivo do longa. Enfim, obrigada Murilo por ter compartilhado essa animação e esse post =B

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s