Yokohama Kaidashi Kikou (ヨコハマ買い出し紀行)

Manga

Gênero: Sci Fi/Cotidiano
Nº de volumes (tankobons): 14
Autor(a): Hitoshi Ashinano
Ano: 1994 a 2006 (serializado na revista Afternoon)

128962

  O mundo vai caminhando para seu fim, sendo lentamente consumido pelo mar. Diferente do que se imaginava, a população adequou sua vida a este ritmo, aguardando tranquilamente seu fim. No Café Alpha,  localizado numa parte do que sobrou de Yokohama, a androide Alpha aguarda pacientemente a volta de seu “dono”, enquanto vive as pequenas aventuras do cotidiano e observa o mundo chegar pacientemente a seu fim.

Yokohama Kaidashi Kikou v02 c011 058

  A série é uma mais curiosas e bonitas que já li, nos dizendo um pouco sobre tudo a medida que nos mostra o extraordinário no cotidiano, seja na observação de nuvens a tomar um café. A simplicidade e delicadeza na forma com que são apresentadas as histórias são extremamente relaxantes, por vezes trazendo a poesia do cotidiano. Existem também momentos em que se explora mais a ficção científica, como os seres diversos existentes no mundo além do conceito dos androides, que tem uma origem e função bem interessantes e diferentes.

  Acompanhamos a cativante Alpha em seu dia a dia no café além de seus passeios ou viagens, observando e conhecendo a vida junto a ela. Interessante que durante a série há largas passagem de tempo, e os humanos ao redor dela envelhecem, enquanto ela vai amadurecendo a medida que descobre mais sobre os outros e a si mesmo. Além de Alpha existem alguns personagens que estão sempre presentes, como a também androide Kokone, o “tio” do posto, o garoto Takahiro e a agitada garota Makki.

Yokohama Kaidashi Kikou v03 c017 028-029

  O traço do mangá é simples e bonito, com um estilo bem agradável que transmite perfeitamente o clima das histórias, com o destaque visual indo para os cenários, especialmente nas cenas mais abertas. Uma pena que no decorrer da série a qualidade caia um pouco.

  É complicado explicar Yokohama Kaidashi Kikou, mas com certeza é uma das obras mais únicas dos quadrinhos, sendo interessante até para quem não curte mangá.

Anime

Formato: OVA
Episódio(s): 4
Estúdio: Asiadou
Ano: 1998 (2 eps) – 2002 (2 eps)
Direção: Takashi Anno (1998) / Tomomi Mochizuki (2002)

  As adaptações para anime dão ideia do que encontrar nos mangás e embora servindo com uma introdução parcialmente à obra original. O grande charme dos OVAs é a trilha sonora, os de 1998 pela banda Gontii e os de 2002 pela Choro Club, ótima para se ouvir lendo o mangá. Os episódios lançados 1998 são mais recomendados, pois possuem um visual mais bonito e animação mais fluída, além de adaptarem com maior fidelidade o clima do mangá.

Cena do anime de 1998
Cena do anime de 1998
Cena do anime de 2002
Cena do anime de 2002

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s