Souhou Kihei Votoms (装甲騎兵ボトムズ)

Gênero: Sci Fi/Ação/Mecha/Militar
Formato: Série
Episódio(s): 52
Estúdio: Sunrise/Nippon Animation
Ano: 1983-1984
Direção: Ryosuke Takahashi

  Criado e dirigido por Ryosuke Takahashi, um dos mais conhecidos no ramo de mecha, Votoms é claramente influenciado por filmes anos 70/80 de mundo “pós-apocalipse” e de guerra (especialmente a do Vietnã), apenas com mais intrigas, conspirações e mechas (aqui chamado de Armored Troopers ou ATs).

  A série se passa na galáxia Astragius, logo após um acordo de cessar fogo suspender uma guerra de 100 anos entre as nações interestelares de Gilgamesh e Balarant. Chirico Cuvie é um ex-membro da temida tropa especial dos Gilgamesh chamada Red Shoulder, e após ser envolvido numa misteriosa operação ilegal, é obrigado a virar fugitivo enquanto procura os responsáveis pela missão e o que pretendiam, apenas para se ver envolvido numa complexa conspiração e em mais derramamento de sangue.

  Uma das marcas da série é a forma mais realista como trata os mechas. Nada de robôs gigantes, coloridos e indestrutíveis, aqui eles são apenas máquinas de guerra, de design rústico e funcional. Certas funções, como a forma que as pernas absorvem os impactos das quedas, mostram à atenção aos detalhes. Infelizmente, devido à animação mediana, as batalhas variam muito de qualidade, e em alguns momentos tornam-se repetitivas.

g_p-votoms-remastered-24x2645fe76f88mkv-00000soukou-kihei-votoms-32-ypsilon-g_pmkv-00000

  Chirico é um piloto veterano de guerra, e os horrores que viveu nela o tornaram uma pessoa fria e estoica, e “ouvimos” mais dele em monólogos internos (bem divertidos por sinal) do que em diálogos. Durante sua jornada ele sempre questiona a razão de tantos conflitos, e porque sua vida parece estar ligada a guerras, e embora seja outra característica comum em animes militares, o fato de não ser um adolescente melodramático em crise é um diferencial interessante, dando maior credibilidade ao drama do personagem.

  Os personagens secundários não são o forte do anime. Embora os vilões sejam bem estereotipados, eles cumprem seu papel com dignidade, mas os 3 amigos principais de Chirico Coconna, Gotho e Vanilla, servem mais para irritar do que como o alívio cômico pretendido, mas ainda há alguns raros momento de salvação para eles. A decepção maior fica por conta de Fyana, que embora seja apresentada como uma “soldada perfeita”, é relegada ao papel de interesse amoroso e donzela em perigo.

  A série é dividida em 4 arcos, representando as principais localidades da jornada de Chirico: Uoodo (uma cidade corrupta e decadente), Kummen (país em guerra claramente inspirado no Vietnã), Sunsa (um planeta desértico) e Quent (planeta com um passado de glória, agora fornecedor de mercenários). Por trazer uma reviravolta extremamente mirabolante e fugir do “realismo” apresentado até então, o último arco é o que mais divide os fãs da série.

  Embora não seja uma obra prima, Votoms vale a pena pela atmosfera bem feita, e até como retrato da época em que foi feito.

  Obs.: Existem OVAs tanto de continuação como de prelúdio, eles não são essenciais para a série e inclusive desrespeitam vários fatos importantes, tornando tudo desnecessariamente incoerente.

20100417

Anúncios

Um comentário sobre “Souhou Kihei Votoms (装甲騎兵ボトムズ)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s