Arete Hime (アリーテ姫)

arete2

Gênero: Aventura/Fantasia/Conto de fadas

Formato: Longa-metragem (105 min)

Estúdio: 4º C

Ano: 2001

Direção: Sunao Katabuchi

  Devendo permanecer em seu quarto, até que um cavaleiro (supostamente) traga ao reino o tesouro mágico mais fantástico ainda existente no mundo (magia tornou-se raridade desde a ida dos feiticeiros para outro planeta), Arete passa os dias lendo sobre o mundo, observando as pessoas pela janela e ocasionalmente escapando do castelo para tentar se misturar a elas. O fato dela não aceitar sua condição preocupa a alta cúpula do reino, até a chegada do misterioso feiticeiro Boax com a promessa de casar-se com ela e transformá-la numa princesa normal.

Adaptação do conto de fadas feminista The Clever Princess, de Diana Coles, o longa faz críticas interessantes aos estereótipos deste tipo de história, especialmente ao papel dos gêneros. A temática feminista da obra original foi atenuada, e optaram por tratar de temas mais universais, como autonomia e liberdade. O filme traz uma boa dose de reflexões filosóficas sem precisar ser “cabeça”.

arete1

O charme do filme é a protagonista Arete, que não é uma princesa clássica (a eterna donzela em perigo) e nem uma moderna (que se impõe através de violência e ironia). Inteligente e esperta, mas sem perder a delicadeza, ela representa um meio termo. A vontade dela de conhecer o mundo e viver nele é encantadora.

Grande parte do longa se dedica a mostrar os paralelos entre a vida da princesa e do feiticeiro, que vivem em condições semelhantes, apesar da situação em que cada um se encontra e o porque, serem diferentes.

A arte e música são singelas, e competentes na transmissão do clima de conto de fadas ocidental. O grande “ponto fraco” do anime é sua lentidão, que apesar de ser coerente com a mensagem do filme, diminui o seu apelo. Se estiver disposto a deixar ação e romance de lado, é uma viagem que vale a pena.

arete

Trailer:

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s